SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Behavioral analysis of discourse: A interview with an oncological patientPossible applications of knowledge on human behavior to the professional development of college graduate business managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

COSTA, Nazaré. Terapia de Aceitação e Compromisso: É uma Proposta de Intervenção Cognitivista?. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 117-126. ISSN 2177-3548.

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), proposta por Steven Hayes no final da década de 1980, tem sido colocada, frequentemente, inclusive pelo seu fundador, no rol das terapias cognitivas e comportamentais. Distintos podem ser os incômodos com a proposta, com sua fundamentação específica (Teoria dos Quadros Relacionais) e com o próprio Hayes. Entretanto, argumenta-se que, mesmo usando termos evitados por grande parte dos analistas do comportamento, como mente e cognição, por exemplo, a ACT consiste em um modelo terapêutico completamente compatível com o Behaviorismo Radical de Skinner e com a Análise do Comportamento. Entre as concepções filosóficas em comum com o Behaviorismo Radical, destacam-se a visão de comportamento como um fenômeno relacional e a de pensamento/cognição como um evento comportamental, e não causal. Assim, neste artigo busca-se discutir em que medida a ACT pode ser caracterizada como um modelo cognitivista ou apenas comportamental de intervenção.

Keywords : Terapia de aceitação e compromisso; modelo comportamental; modelo cognitivista; terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License