SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Análise comportamental do discurso: uma entrevista com uma paciente oncológicaPosibilidades de aplicación del conocimiento acerca del comportamiento humano como base para el mejoramiento de la capacitación de administradores de empresas en nivel superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

COSTA, Nazaré. Terapia de Aceitação e Compromisso: É uma Proposta de Intervenção Cognitivista?. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 117-126. ISSN 2177-3548.

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), proposta por Steven Hayes no final da década de 1980, tem sido colocada, frequentemente, inclusive pelo seu fundador, no rol das terapias cognitivas e comportamentais. Distintos podem ser os incômodos com a proposta, com sua fundamentação específica (Teoria dos Quadros Relacionais) e com o próprio Hayes. Entretanto, argumenta-se que, mesmo usando termos evitados por grande parte dos analistas do comportamento, como mente e cognição, por exemplo, a ACT consiste em um modelo terapêutico completamente compatível com o Behaviorismo Radical de Skinner e com a Análise do Comportamento. Entre as concepções filosóficas em comum com o Behaviorismo Radical, destacam-se a visão de comportamento como um fenômeno relacional e a de pensamento/cognição como um evento comportamental, e não causal. Assim, neste artigo busca-se discutir em que medida a ACT pode ser caracterizada como um modelo cognitivista ou apenas comportamental de intervenção.

Palabras clave : Terapia de aceitação e compromisso; modelo comportamental; modelo cognitivista; terapia analítico-comportamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License