SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Terapia de Aceitação e Compromisso: É uma Proposta de Intervenção Cognitivista?Porque a análise de Baum (2012): "Rethinking reinforcement: allocation, induction and contingency" é importante. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

ROHRBACHER, Carlos Leonardo; KUBO, Olga Mitsue  e  BOTOME, Sílvio Paulo. Possibilidades de aplicação do conhecimento sobre comportamento humano como subsídio para o aprimoramento da capacitação de administradores de empresas em nível superior. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 127-141. ISSN 2177-3548.

Neste estudo, foram avaliadas as informações contidas em planos de ensino de disciplinas de quatro cursos de graduação em Administração de Empresas de um estado do sul do Brasil, de modo que se pudesse aferir a qualidade e a pertinência do que está sendo objeto de ensino do professor em cursos de formação de nível superior quanto ao comportamento humano. Foi identificado que as características das relações entre fenômeno psicológico e fenômeno administrativo nos planos de ensino de cursos de graduação em Administração de Empresas indicam conhecimento insuficiente sobre as possibilidades da contribuição do conhecimento psicológico para o trabalho do administrador de empresas por quem tem a responsabilidade pela sua capacitação. A utilização desse conhecimento parcial pelos administradores de empresas provavelmente produziria comportamentos que não os ajudariam a lidar com comportamento humano em organizações de forma efetiva e eficaz.

Palavras-chave : comportamento humano; psicologia; administração de empresas; planos de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License