SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Possibilidades de aplicação do conhecimento sobre comportamento humano como subsídio para o aprimoramento da capacitação de administradores de empresas em nível superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

SIMONASSI, Lorismario Ernesto; CARDOSO, João Lucas Bernardy  e  SANTOS, Antônio Carlos Godinho dos. Porque a análise de Baum (2012): "Rethinking reinforcement: allocation, induction and contingency" é importante.. Perspectivas [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 142-150. ISSN 2177-3548.

Baum (2012) chama a atenção para as limitações de análises feitas sob um paradigma molecular, mais comumente usada em análise do comportamento, sobretudo na pesquisa básica. Dados coletados apontam para uma função molar do reforçamento: organizar/ ordenar o repertório do organismo. Tal função é observada em análises molares, sobretudo relativas ao comportamento verbal não contingenciado. Mesmo em situação experimental, a exemplo de dados aberrantes presentes no histórico da ciência do comportamento, o comportamento verbal pode parecer bizarro se analisado isoladamente. Em tais casos defende-se que uma análise molar soluciona o problema de forma elegante e plausível. O que não ofusca a importância de uma tradição molecular.

Palavras-chave : molar; molecular; reforçamento; comportamento-verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License