SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A distinção entre reforçamentos positivo e negativo em livros de ensino de análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

BERNARDES, Luiz Antonio; BANACO, Roberto Alves  e  NETO, Denigés Maurel Régis. Influência da disponibilidade de reforçadores com diferentes valores sobre respostas de autocontrole. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 02-09. ISSN 2177-3548.

Este trabalho apresenta os dados coletados sobre situações de escolha de reforçadores, obtidos com a participação de seis mulheres submetidas a uma atividade sobre a qual incidiu uma contingência propiciadora de supressão condicionada. Elas obteriam pontos que poderiam ser poupados ou trocados por produtos de beleza. Era informado que a disponibilidade dos produtos poderia diminuir a cada sessão e que não seriam repostos. Todas participantes pouparam parte dos pontos para terem acesso a produtos de maior valor no início da coleta. Todas gastaram alguma quantidade de pontos pela primeira vez até a terceira sessão. Nas sessões seguintes, com a escassez dos produtos mais baratos, a maioria delas passou a poupar. Uma das participantes apresentou uma mudança no padrão de economia de pontos, optando por gastá-los com produtos de médio custo que já lhe eram acessíveis, à medida que produtos de custo mais baixo se esgotavam. A disponibilidade dos produtos pareceu ter interferido consideravelmente no gastar/poupar pontos. Os dados sugerem que o valor reforçador dos produtos (preferência) pode ser alterado dependendo de variações na sua disponibilidade, ampliando as considerações no paradigma de autocontrole conforme a definição clássica. Parece aqui que poupar não seria sempre a resposta que produziria o "melhor" reforçador.

Palavras-chave : autocontrole; disponibilidade do reforçador; diferentes valores; valor reforçador; escolha.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )