SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A distinção entre reforçamentos positivo e negativo em livros de ensino de análise do comportamentoIntrodução à Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory): principais conceitos, achados experimentais e possibilidades de aplicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

FERNANDES, Tales Alexandre Luiz; POPOVITZ, Juliana Maria Bubna  e  SILVEIRA, Jocelaine Martins da. A utilização da terminologia sobre os fatores comuns na análise comportamental clínica. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 20-32. ISSN 2177-3548.

A teoria dos fatores comuns sustenta a existência de variáveis comuns responsáveis pela equivalência dos resultados entre as diversas abordagens de intervenção. A literatura indica que parte considerável da variação nos resultados de um tratamento pode ser explicada por fatores ditos fatores comuns ou fatores da relação terapêutica e boa parte deles são relacionados aos atributos do terapeuta. O movimento dos fatores comuns tomou força com o advento das proposições rogerianas. Além disso, as críticas à eficácia das psicoterapias também impulsionaram os estudos sobre os fatores comuns. Recentemente, dados empíricos chamam a atenção para as características de um terapeuta naturalmente reforçador de melhoras do cliente. O objetivo do presente estudos foi identificar a menção dos fatores comuns ao longo do tempo pela terapias comportamentais. O método consistiu em conduzir uma revisão sistemática, verificando a menção de fatores comuns em periódicos representativos da Análise Comportamental Clínica. Os resultados indicaram que 21 dos 27 artigos selecionados se referiram à relação terapêutica, havendo um expressivo crescimento de alusões aos termos com o advento da Análise Comportamental no campo da clínica. Quanto à expressão "fatores comuns" e correlatas, o número de citações foi baixo. Discute-se a atenção crescente, ao longo dos anos, por parte da Análise Comportamental Clínica aos aspectos da relação terapêutica.

Palavras-chave : fatores comuns; terapias comportamentais; relação terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )