SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Introduction to Relational Frame Theory: Key concepts, experimental findings and possibilities of application author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

SANTOS, Fernanda Alves dos; SANTOS, Karina de Lima  and  AURELIANO, Lívia Ferreira Godinho. Estudo do comportamento psicótico pela Análise do Comportamento: revisão das publicações no JEAB e JABA. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.1, pp. 52-69. ISSN 2177-3548.

O objetivo desse estudo foi levantar e analisar pesquisas sobre o comportamento psicótico com o referencial da Análise do Comportamento. Para isto, foram selecionados 25 artigos nos periódicos JEAB e JABA que tratavam do assunto. Estes foram analisados integralmente, considerando os seguintes critérios: o ano de publicação, objetivos das pesquisas, comportamentos-alvo, reforçadores utilizados, principais resultados, discussão e considerações finais. A década de 70 foi o período com maior publicação, sendo que a maioria dos estudos objetivava avaliar a efetividade dos princípios operantes ou modificar o comportamento do paciente. O comportamento alvo com maior incidência de estudo foi o verbal e os reforçadores condicionados foram os mais frequentemente utilizados. Apesar das inquestionáveis descobertas acerca do tema esquizofrenia e comportamento psicótico, a quantidade de pesquisas realizadas por analistas do comportamento e pulicadas nesses periódicos foi pequena frente ao que já foi produzido sobre o assunto nas últimas décadas. Discute-se a necessidade de uma produção mais intensa sobre o tema buscando avaliar a eficácia de intervenções relacionadas ao comportamento psicótico.

Keywords : esquizofrenia; psicose; comportamento psicótico; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )