SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2La producción de reglas a través de juegos en una atendencia clínica conductual infantilAnálisis de la producción científica en psicoterapia analítica funcional (FAP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

BORLOTI, Elizeu; CALIXTO, Fernanda Castanho  y  HAYDU, Verônica Bender. Análise comportamental de um discurso de autoajuda. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 92-105. ISSN 2177-3548.

A Análise Comportamental do Discurso (ACD) especifica eventos antecedentes e consequentes de sentenças-argumento (S-As) emitidas por falantes, identificando possíveis variáveis que controlam e mantêm a combinação dessas sentenças (discurso). Em textos, dentre essas variáveis se destacam aquelas que controlam o leitor. Este estudo aplica a ACD na análise das variáveis específicas que podem ter estabelecido e mantido o discurso de autoajuda no livro O Segredo. S-As foram selecionadas para a ACD, que se constituiu em discriminar e interpretar suas ocorrências, seus eventos antecedentes e consequentes, reinterpretá-las para encontrar exemplos que confirmassem a regularidade de certas funções e autodescrever funcionalmente o comportamento de interpretá-las. Conclui-se que o discurso de autoajuda de O Segredo é marcado por autoclíticos quantificadores, relacionais e descritivos que, juntos com predicação, parecem funcionar para que a propriedade de certeza garanta a popularidade do livro. Esses controles autoclíticos parecem ser a marca funcional dos discursos de autoajuda em geral. Os controles dos autoclíticos relacionais, por exemplo, são as propriedades das relações entre os operantes primários do discurso em O Segredo (eventos antecedentes) e o aumento na probabilidade do seu leitor se comportar de acordo com o modo como essas relações são descritas pela sua autora (as consequências).

Palabras clave : análise de discurso; comportamento verbal; autoclítico; autoajuda.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )