SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Análisis de la producción científica en psicoterapia analítica funcional (FAP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

HAYDU, Verônica Bender  y  ZANLUQUI, Luzia Venâncio. Jogo de tabuleiro para ensino de habilidades monetárias: grau de aprendizagem de diferentes faixas etárias. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 122-135. ISSN 2177-3548.

O estudo visou comparar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental com 6, 7 e 8 anos de idade em tarefas que envolvem habilidades monetárias, para verificar quais apresentavam maior grau de aprendizagem, após participarem de um jogo de tabuleiro. Foram usados o jogo DimDim: Negociando e Brincando! e testes impressos. O procedimento consistiu de um pré-teste, três partidas do jogo, uma sonda, mais três partidas do jogo e um pós-teste. Verificou-se que, com exceção de um participante com 6 anos de idade, todos os demais apresentaram aumento na porcentagem de acertos após as seis partidas do jogo. Os participantes com 7 e 8 anos de idade necessitaram porcentagens menores de auxílio da experimentadora do que aqueles de 6 anos. Os participantes de 6 anos apresentaram redução mais acentuada na porcentagem do nível de auxílio moderado e aumento do desempenho independente à medida que jogavam. Esses resultados indicam que os participantes de 6 anos foram os que apresentaram maior grau de aprendizagem após o jogo em comparação aos participantes de 7 e 8 anos. Isso provavelmente está relacionado ao fato de o desempenho inicial dos participantes com 6 anos de idade ter sido menor do que dos demais participantes.

Palabras clave : Equivalência de Estímulos; Jogos Educativos; Manejo de Dinheiro; Habilidades Matemáticas; Análise do Comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )