SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Análise da produção científica a respeito de psicoterapia analítica funcional (FAP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

HAYDU, Verônica Bender  e  ZANLUQUI, Luzia Venâncio. Jogo de tabuleiro para ensino de habilidades monetárias: grau de aprendizagem de diferentes faixas etárias. Perspectivas [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 122-135. ISSN 2177-3548.

O estudo visou comparar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental com 6, 7 e 8 anos de idade em tarefas que envolvem habilidades monetárias, para verificar quais apresentavam maior grau de aprendizagem, após participarem de um jogo de tabuleiro. Foram usados o jogo DimDim: Negociando e Brincando! e testes impressos. O procedimento consistiu de um pré-teste, três partidas do jogo, uma sonda, mais três partidas do jogo e um pós-teste. Verificou-se que, com exceção de um participante com 6 anos de idade, todos os demais apresentaram aumento na porcentagem de acertos após as seis partidas do jogo. Os participantes com 7 e 8 anos de idade necessitaram porcentagens menores de auxílio da experimentadora do que aqueles de 6 anos. Os participantes de 6 anos apresentaram redução mais acentuada na porcentagem do nível de auxílio moderado e aumento do desempenho independente à medida que jogavam. Esses resultados indicam que os participantes de 6 anos foram os que apresentaram maior grau de aprendizagem após o jogo em comparação aos participantes de 7 e 8 anos. Isso provavelmente está relacionado ao fato de o desempenho inicial dos participantes com 6 anos de idade ter sido menor do que dos demais participantes.

Palavras-chave : Equivalência de Estímulos; Jogos Educativos; Manejo de Dinheiro; Habilidades Matemáticas; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )