SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Comunidad verbal e autocontrol: Implicaciones de una visión dualista del hombre¿Los celos se relacionán al amor: Aportes desde una perspectiva analítico conductual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

AGGIO, Natalia Maria; ALMEIDA, João Henrique de; CORTEZ, Mariéle Diniz  y  ROSE, Julio C. de. O papel das emoções na aprendizagem do comportamento simbólico. Perspectivas [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 27-39. ISSN 2177-3548.

As emoções estão diretamente envolvidas em comportamentos importantes para a preservação e a reprodução da espécie. É sabido que estímulos originalmente neutros não diretamente relacionados com a sobrevivência e a procriação, como os símbolos, podem, também, controlar respostas emocionais, ainda que sem treino direto. Neste artigo foram discutidos a importância do estudo das emoções e como o ser humano aprende a responder emocionalmente a estímulos inicialmente não diretamente relacionados a eventos emocionais. Foram apresentados resultados de uma linha de pesquisa que, empregando o paradigma da equivalência de estímulos, investigou como estímulos emocionais, ao se tornarem membros de classes de equivalência, transferem seus significados a estímulos neutros. Os resultados dos estudos descritos demonstram como estímulos emocionais influenciam na maneira como atribuímos significado a símbolos e indicam variáveis relevantes para o estabelecimento, modificação e manutenção destes significados. O estudo combinado das emoções e do comportamento simbólico, a partir de um diálogo interdisciplinar entre psicologia evolutiva e análise do comportamento, pode contribuir para o entendimento de aspectos evolutivos e culturais que influenciam o comportamento humano.

Palabras clave : emoções; símbolos; comportamento simbólico; transferência de significado; psicologia evolutiva; equivalência de estímulos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License