SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1El papel de las emociones en el aprendizaje del comportamiento simbólico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

COSTA, Nazaré et al. O ciúme está relacionado ao amor: Contribuições de uma perspectiva analítico-comportamental. Perspectivas [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 40-48. ISSN 2177-3548.

Ciúme e amor aparecem relacionados desde muito cedo na história da humanidade e ainda hoje observa-se essa relação. No entanto, praticamente não existem dados empíricos que apóiam a relação entre ambos. O artigo de Puente e Cohen, dois norte americanos, é um dos poucos que descreve estudos empíricos sobre essa relação. Como a presente pesquisa consistiu em uma replicação sistemática de um dos estudos desses autores, mantiveram-se os mesmos objetivos: verificar se as pessoas relacionam ciúme e amor e identificar se existe diferença nas respostas considerando o gênero do participante. A amostra foi constituída de 200 participantes, os quais foram apresentados a um texto descrevendo situações nas quais uma esposa interagia com um desconhecido e as reações dos maridos: um que apresentou ciúme frente à situação e o outro que não apresentou. Posteriormente responderam a uma escala Likert avaliando a reação de cada marido. De forma geral, confirmou-se a hipótese de que à medida que o comportamento da esposa se tornava mais provocativo, os participantes perceberiam a reação do marido ciumento como mais amorosa e favorável em comparação ao não ciumento. Os dados foram analisados a partir de conceitos como cultural, controle por regras e quadros relacionais.

Palabras clave : ciúme; amor; cultura; análise do comportamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License