SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Considerações experimentais sobre os efeitos do controle por rejeição na formação de classes de equivalênciaUtilização de procedimentos de ensino-aprendizagem: Relatos de analistas do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

VANDENBERGHE, Luc. A interpretação dos sonhos revisitada. Perspectivas [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 70-77. ISSN 2177-3548.

O presente artigo oferece uma reflexão, baseada em alguns autores brasileiros, acerca da prática da análise dos sonhos, com o intuito de delinear seus aportes para a terapia comportamental. O conteúdo do sonho reflete os efeitos das contingências que moldaram os repertórios do cliente. O relato do sonho, porém, está sob o controle da relação com o terapeuta. Argumentamos que a análise dos sonhos pode contribuir de três formas para a terapia. Primeiro, pode trazer à luz problemas ou necessidades do cliente que escaparam à atenção, sendo possível, pelo esclarecimento destes, definir melhor as metas para o tratamento. Segundo, comparar o conteúdo dos sonhos ou o comportamento de relatá-los com outras informações sobre o cliente pode ajudar a identificar contingências relevantes que devem ser incluídas na formulação do caso. Em terceiro lugar, o trabalho com os sonhos pode fornecer material para ser trabalhado ao vivo na sessão, a saber, as dificuldades evocadas pelo material do sonho, bem como as dificuldades evocados pela interação com o terapeuta ao analisar o sonho.

Palavras-chave : Sonhos; Terapia comportamental; Análise de contingências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )