SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A interpretação dos sonhos revisitadaImplicações éticas na proposição de comportamentos-objetivo a partir da perspectiva behaviorista radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

AZOUBEL, Marcos Spector  e  GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. Utilização de procedimentos de ensino-aprendizagem: Relatos de analistas do comportamento. Perspectivas [online]. 2014, vol.5, n.2, pp. 78-92. ISSN 2177-3548.

Há diversos estudos de analistas do comportamento sobre educação. Deles, derivaram-se diversos procedimentos de ensino. Apesar de terem eficácia demonstrada por meio de pesquisas empíricas, são pouco utilizados. Apontam-se diversas causas para tal desuso e a maior parte delas diz respeito a pré-conceitos, ignorância ou não aceitação de propostas de autores da área. Para investigar possíveis variáveis envolvidas na utilização de procedimentos de ensino derivados da Análise do Comportamento foram entrevistados cinco analistas do comportamento com experiência em orientação de estudos sobre educação. Os entrevistados apontaram como principais barreiras para uso dos procedimentos da área: aumento do custo de resposta para o professor e rigidez de exigências das instituições de ensino. A maior parte dos obstáculos apontados para utilização dos procedimentos de ensino da área diz respeito a problemas inerentes às tecnologias e à própria comunidade. É questionada a afirmação de que concepções errôneas e ignorância sobre Análise do Comportamento são as principais responsáveis para o desuso dos procedimentos considerados comportamentais para o ensino. Todos os participantes relataram dificuldades em utilizar procedimentos da área; assim, não são utilizados os procedimentos de forma integral, mas adaptações dos mesmos. Apesar de haver consenso quanto à eficácia de tais adaptações, ele não tem sido suficiente para manutenção das mesmas.

Palavras-chave : práticas baseadas em evidências; procedimentos de ensino; tecnologia de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )