SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Reading Instruction in Bloomfield and Behavior AnalysisTwo challenges of a selectionist analogy to the theory of selection by consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

TOZZE, Karina Ferraz; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; GARCIA, Vagner Angelo  and  NUNES, Patricia Luiza. Análise da interação terapeuta-cliente em sessões iniciais de atendimento. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 24-39. ISSN 2177-3548.

A interação terapêutica é apontada, na literatura, como um fator fundamental para os processos de mudança em sessões de psicoterapia. O objetivo do estudo foi identificar e analisar a frequência e a duração de comportamentos de terapeutas e clientes em sessões iniciais. Participaram da pesquisa dez estagiários e vinte clientes. As sessões foram gravadas em áudio e categorizadas por dois observadores que utilizaram o Eixo Verbal Vocal do Terapeuta e do Cliente do Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica (SiMCCIT). Os resultados foram agrupados em termos de frequência e duração das categorias e foram realizadas análises de correlação (Teste Spearman's Rho) entre as categorias. Facilitação e Solicitação de relato foram as categorias mais frequentes para o terapeuta e Relato foi a categoria mais frequente para o cliente. Solicitação de relato (terapeuta) e Relato (cliente) tiveram, também, maior duração. Houve correlações positivas entre as categorias Informações/Relações, Informações/Solicitação, Interpretação/Concordância e Aprovação/Metas. Entre as correlações negativas estão Empatia/Melhora; Empatia/Solicitação e Informações/Relato. Os resultados parecem confirmar o esperado para as primeiras sessões de intervenção, em que o objetivo, sobretudo, é acolher e colher dados, sendo a Facilitação e a Solicitação de Relato os principais manejos. Discute-se implicações para pesquisas futuras.

Keywords : interação terapeuta-cliente; categorização; sessões iniciais; pesquisa de processo em psicoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License