SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Enseñanza de la Lectura en Bloomfield y Análisis de la ConductaDos desafíos de la analogía selecionista para la teoría de la selección por consecuencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

TOZZE, Karina Ferraz; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; GARCIA, Vagner Angelo  y  NUNES, Patricia Luiza. Análise da interação terapeuta-cliente em sessões iniciais de atendimento. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 24-39. ISSN 2177-3548.

A interação terapêutica é apontada, na literatura, como um fator fundamental para os processos de mudança em sessões de psicoterapia. O objetivo do estudo foi identificar e analisar a frequência e a duração de comportamentos de terapeutas e clientes em sessões iniciais. Participaram da pesquisa dez estagiários e vinte clientes. As sessões foram gravadas em áudio e categorizadas por dois observadores que utilizaram o Eixo Verbal Vocal do Terapeuta e do Cliente do Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica (SiMCCIT). Os resultados foram agrupados em termos de frequência e duração das categorias e foram realizadas análises de correlação (Teste Spearman's Rho) entre as categorias. Facilitação e Solicitação de relato foram as categorias mais frequentes para o terapeuta e Relato foi a categoria mais frequente para o cliente. Solicitação de relato (terapeuta) e Relato (cliente) tiveram, também, maior duração. Houve correlações positivas entre as categorias Informações/Relações, Informações/Solicitação, Interpretação/Concordância e Aprovação/Metas. Entre as correlações negativas estão Empatia/Melhora; Empatia/Solicitação e Informações/Relato. Os resultados parecem confirmar o esperado para as primeiras sessões de intervenção, em que o objetivo, sobretudo, é acolher e colher dados, sendo a Facilitação e a Solicitação de Relato os principais manejos. Discute-se implicações para pesquisas futuras.

Palabras clave : interação terapeuta-cliente; categorização; sessões iniciais; pesquisa de processo em psicoterapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License