SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Dois desafios da analogia selecionista à teoria da seleção por consequênciasComportamentos de Fair Play e Antiesportivos: Avaliação dos Árbitros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

ROGOSKI, Bianca da Nóbrega et al. Compreensão após leitura dialógica: efeitos de dicas, sondas e reforçamento diferencial baseados em funções narrativas. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.1, pp. 48-59. ISSN 2177-3548.

A leitura compartilhada é considerada uma importante estratégia de desenvolvimento da linguagem. A leitura dialógica é um tipo de leitura compartilhada em que um adulto lê em voz alta, intercalando a história com diálogos e feedbacks sobre o texto e/ou as ilustrações. Este estudo investigou os efeitos da leitura dialógica sobre a compreensão de um romance infanto-juvenil em dois meninos de 9 e 10 anos. Dados de um estudo anterior com os mesmos participantes demonstraram pouco efeito das intervenções e serviram como linha de base para adaptações no presente estudo, que consistiu em formular perguntas a partir de funções importantes da narrativa e fornecer consequências de acordo com o desempenho da criança. Ambos apresentaram ganhos na compreensão da narrativa quando comparados à linha de base. Os resultados são discutidos em termos da importância, para a compreensão, do planejamento de dicas, sondas e consequências baseadas em dimensões temáticas relevantes da narrativa, aspecto raramente enfatizado em estudos sobre os efeitos da leitura dialógica.

Palavras-chave : leitura dialógica; comportamento verbal; compreensão; narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License