SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2O Espião: Una perspectiva de la analisis de la conducta do diseño de juegos educativos de mesaExtinción operante y sus implicaciones: un análisis de la utilización en un episodio del programa Supernanny índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

PESSOA, Candido V. B. B.  y  TOMANARI, Gerson Y.. Procedimento de Resposta de Observação e Comportamento de Observação. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 89-98. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.0214.

A expressão resposta de observação foi criada por Wyckoff (1952) para indicar respostas que produzem estímulos discriminativos para outras respostas. A análise dessas respostas esclarece como se dá a discriminação em situações nas quais a exposição aos eventos do ambiente que eventualmente se tornarão estímulos discriminativos não é garantida a priori. Os Estudos de Wyckoff possibilitaram a ampliação das teorias de discriminação baseadas na ação do ambiente sobre os indivíduos. Posteriormente, o procedimento utilizado pelo autor, conhecido por procedimento de resposta de observação, foi grandemente utilizado em pesquisas sobre a origem da função de reforçador condicionado. Os requisitos desse procedimento não podem ser confundidos com o comportamento de observação, sob pena de dificultar o estudo sobre a instalação do comportamento de observação em situações práticas.

Palabras clave : resposta de observação; procedimento de resposta de observação; comportamento de observação; atenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License