SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Extinção operante e suas implicações: uma análise do uso em um episódio do programa SupernannyEquivalência de estímulos no ensino de funções matemáticas de primeiro grau no Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

LEONARDI, Jan Luiz. O lugar da terapia analítico-comportamental no cenário internacional das terapias comportamentais: um panorama histórico. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 119-131. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.027.

Ao longo do século XX, o termo terapia comportamental foi utilizado para se referir a diferentes modalidades de prática clínica, sem que houvesse, muitas vezes, qualquer afinidade filosófica, conceitual ou metodológica entre elas. Com o intuito de distinguir a prática psicoterápica exercida por analistas do comportamento dessa eclética terapia comportamental, o termo análise do comportamento clínica (clinical behavior analysis, no original) foi criado, mas diferentes modelos surgiram dentro desse movimento, tais como psicoterapia analítica funcional, terapia de aceitação e compromisso, terapia de ativação comportamental, terapia comportamental dialética, entre outros. Paralelamente, no Brasil, o termo terapia analítico-comportamental foi cunhado no início do século XXI para uniformizar o nome da prática clínica fundamentada na filosofia do behaviorismo radical e na ciência da análise do comportamento que vinha sendo praticada nesse país desde o início da década de 1970. Essa grande diversidade de nomes, modelos e práticas de terapia comportamental somente pode ser compreendida com algum conhecimento das origens e momentos de transformação da terapia comportamental. Em vista disso, o presente artigo tem por objetivo apresentar, de modo introdutório e didático, a história das terapias comportamentais e analisar de que modo a terapia analítico-comportamental se insere nesse cenário.

Palavras-chave : análise do comportamento clínica; terapia analítico-comportamental; terapia comportamental; história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License