SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2El lugar de la terapia analítica-conductual en el escenario internacional de las terapias conductuales: una visión histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

DALTO, Jader Otavio  y  HAYDU, Verônica Bender. Equivalência de estímulos no ensino de funções matemáticas de primeiro grau no Ensino Fundamental. Perspectivas [online]. 2015, vol.6, n.2, pp. 132-146. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.022.

Neste estudo foi investigado se o modelo da equivalência de estímulos é eficiente e eficaz no ensino e para a aprendizagem de funções matemáticas do primeiro grau. Participaram do estudo nove estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, que foram submetidos a um pré-teste e um pós-teste escritos e a um procedimento de ensino no computador. O software Equivalência foi usado para o ensino e teste de emergência das relações condicionais entre elementos da linguagem algébrica de funções do primeiro grau y=x+1, y=x+2, y=x-1, y=x-2. No computador, a tarefa foi dividida em quatro fases, cada uma compostas por blocos de ensino de relações condicionais, teste de relações emergentes e de generalização de estímulos. Após os testes, a emergência das relações entre tabelas, expressões e gráficos das funções y=x, y=x-3, y=x+4 e y=x+3 (generalização de estímulos) foi avaliada. Dentre os nove participantes, oito formaram as classes de equivalência e sete apresentaram generalização de estímulos. Esses resultados, consistentes com os apresentados na literatura, mostram o modelo da equivalência de estímulos como uma estratégia eficiente e eficaz de ensino e de aprendizagem de Matemática.

Palabras clave : Educação Matemática; Equivalência de Estímulos; Função do Primeiro Grau.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License