SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Escolha de acordo com o modelo com resposta construída: uso de reforçadores condicionais específicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

GUERIN, Bernard. Os primeiros escritos de Arthur F. Bentley: sua relevância para a Análise do Comportamento, a Psicologia Contemporânea e as Ciências Sociais. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 01-35. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.032.

Enquanto alguns dos últimos trabalhos de Athur F. Bentley são conhecidos, seus primeiros trabalhos são pouco discutidos, mesmo sendo de muita relevância para a Análise do Comportamento contemporânea, para a análise do comportamento Social e do pensamento psicológico e apesar de estes colocarem seus últimos trabalhos em uma nova perspectiva. Este artigo abarca todos os seus primeiros escritos, exceto por aqueles que já são bem conhecidos, apresentando boa parte destes em suas próprias palavras. Bentlaey propôs uma análise critica e contextual de vários temas e muitas direções inovadoras para serem seguidas, como: a análise das relações entre os indivíduos e o social; métodos e ideias para uma completa analise contextual do comportamento humano; uma versão preliminar de análise do discurso de como onze das maiores teorias psicológicas do seu tempo lidavam com questões e de como pensavam o comportamento; criticas das principais formas de falar em psicologia; detalhes das metodologias para serem realizadas observações contextuais no lugar de análises transversais ou observações causais; e suas primeiras versões do exame crítico da falsa distinção entre o que acontece dentro e fora do corpo. Suas detalhadas e extensas primeiras pesquisas mostram que ele não era um filósofo de poltrona, como assumem muitos leitores de seus últimos trabalhos, e sim que era engajado na agora chamada pesquisa-ação. Estes primeiros trabalhos ajudam a colocar os seus últimos trabalhos em uma perspectiva mais acurada. Argumenta-se, porém, que apesar da extensa discussão sobre a natureza da linguagem como um ato da interação social, ele nunca apresentou uma versão final ou satisfatória (pelos seus próprios critérios) disso. Contudo, o mais importante aqui é que seus primeiros trabalhos revelam que a sua concepção transdérmica e suas criticas da distinção entre interno/externo provém de seus projetos de pesquisa em ciências sociais que descrevem o caminho pelo qual o comportamento humano é modelado pelos eventos sociais externos e econômicos.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; Ciências Sociais; Psicologia; Behaviorismo; Metodologia; Pesquisa Contextual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License