SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Os primeiros escritos de Arthur F. Bentley: sua relevância para a Análise do Comportamento, a Psicologia Contemporânea e as Ciências SociaisImplicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

ASSIS, Grauben José Alves de; CALADO, Jacqueline Iukisa Faustino  e  SOUZA, Silvia Regina de. Escolha de acordo com o modelo com resposta construída: uso de reforçadores condicionais específicos. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 36-47. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.025.

O estudo teve por objetivos: (a) investigar o efeito do ensino de discriminações condicionais por meio do procedimento de CRMTS na construção de sentenças na modalidade ativa e passiva e (b) avaliar se a reversão da função do estímulo reforçador à função discriminativa condicional gera a emergência de novas sentenças. Participaram cinco alunos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 8 anos. As crianças foram submetidas ao procedimento de CRMTS, por meio do qual se ensinou a cópia de oito sentenças (sendo quatro na voz ativa e quatro na voz passiva), após pré-testes de nomeação de palavras e sentenças e levantamento de preferências musicais, que foram usadas como reforçadores específicos. O procedimento foi conduzido por meio do software Proler. Os resultados mostraram que todos os participantes alcançaram o critério nas fases de ensino e posteriormente obtiveram 100% de acertos na revisão de linha de base, em que todas as sentenças de ensino foram apresentadas. No teste de emergência de novas classes sintáticas um melhor desempenho foi observado para as sentenças na voz ativa, enquanto que no teste de equivalência funcional, os resultados do presente estudo sugerem que houve formação parcial de classes.

Palavras-chave : CRMTS; classes sintáticas; reforço específico; equivalência funcional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License