SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Escolha de acordo com o modelo com resposta construída: uso de reforçadores condicionais específicosAnálise de fenômenos sociais em um jogo on-line para múltiplos jogadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

AGGIO, Natalia Maria; POSTALLI, Lidia Maria Marson  e  GARCIA, Lucas Tadeu. Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemas. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 48-58. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.038.

O presente artigo apresenta a concepção de pensamento segundo a Análise do Comportamento e discute como essa concepção influencia em questões educacionais, mais especificamente, sobre o ensino de habilidades de raciocínio e resolução de problemas. Considera-se que tanto os comportamentos de autogoverno quanto de solução de problemas envolvem manipulações ambientais que produzam comportamentos que irão aumentar a probabilidade de surgir o comportamento final de interesse. Nesse sentido, ensinar essas habilidades é fundamental para ensinar a pensar. O trabalho também apresenta pesquisas que ilustram o ensino dessas habilidades.

Palavras-chave : pensamento; raciocínio; autogoverno; resolução de problemas; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License