SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Implicações educacionais da concepção comportamental de pensamento: ensinar a pensar e a resolver problemasEfeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

NOGUEIRA, Artur Luís Duarte Diniz  e  SAMPAIO, Angelo Augusto Silva. Análise de fenômenos sociais em um jogo on-line para múltiplos jogadores. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 59-69. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.037.

O desenvolvimento de métodos e instrumentos para o estudo do comportamento social e da cultura ainda é um desafio para a Análise do Comportamento. Este trabalho sugere uma ferramenta ainda pouco explorada: os jogos on-line para múltiplos jogadores. Apresentamos uma análise interpretativa de algumas contingências e metacontingências no jogo World of Warcraft que parecem selecionar comportamentos e interações entre jogadores. E destacamos possibilidades para o estudo de tais fenômenos utilizando esse jogo ou similares.

Palavras-chave : Metacontingência; fenômenos sociais; Massive Multiplayer On-line Game; jogo on-line.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License