SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Análise de fenômenos sociais em um jogo on-line para múltiplos jogadoresEnsino de discriminações condicionais de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

OLIVEIRA, Marlon Alexandre de; CORTEZ, Mariéle Diniz  e  ROSE, Julio de. Efeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 70-85. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.026.

A literatura sobre correspondência fazer-dizer vem sugerindo variáveis que influenciam na acurácia do relato verbal. Este estudo investigou o efeito do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em uma tarefa de natureza competitiva (jogo computadorizado). Participaram seis crianças com idades entre cinco e dez anos. "Fazer" consistiu em atirar em alvos de um jogo computadorizado e "dizer" em relatar acertos ou erros, clicando em um de dois quadrados apresentados na tela do computador (verde para acertos e vermelho para erros). Foi utilizado um delineamento ABA com linha de base, situação de relato em grupo e retorno à linha de base para verificar a frequência de relatos correspondentes de erros e acertos. Ao final de cada sessão, o participante relatava para o experimentador ou para seus pares, a depender da condição experimental, o número de pontos obtidos na sessão. Os resultados demonstraram que a condição de relato em grupo produziu diminuição nos níveis de correspondência de relatos de erro para três dos seis participantes. O contexto de grupo mostrou-se variável importante no controle da correspondência dos relatos de crianças. Sugere-se, ainda, a natureza da tarefa (jogo envolvendo competição) como um possível fator de controle da correspondência do relato de erros.

Palavras-chave : correspondência fazer-dizer; relato verbal; contexto de grupo; jogo computadorizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License