SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Efeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizadoEnsino de aplicação de tentativas discretas a cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

SANTOS, Rafael Ernesto Arruda; ASSIS, Grauben José Alves de  e  BORBA, Marilu Michelly Cruz de. Ensino de discriminações condicionais de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para surdos. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 86-100. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2015.033.

O objetivo deste estudo foi verificar o ensino de discriminações condicionais de palavras e sentenças sobre a emergência de relações sintáticas a partir da construção de sentenças nas asserções afirmativas, na composição sujeito-verbo-complemento (SVC) e negativas, na composição sujeito-advérbio de negação ("NÃO")-verbo-complemento (SAVC) em crianças surdas. Os participantes já apresentavam repertório em Libras e não apresentavam repertório em português antes do procedimento (avaliados por pré-testes). O estudo usou três conjuntos de estímulos: A - Sinais em Libras, B - palavras escritas em português e C - figuras. O procedimento adotado foi o emparelhamento com o modelo (MTS) para ensinar a leitura de palavras. Após pré-testes, treino e testes com MTS, o participante foi exposto ao procedimento de emparelhamento de acordo ao modelo por resposta construída (CRMTS) para o ensino das sentenças afirmativas (SVC) e negativas (SAVC). Em seguida, testes específicos por CRMTS avaliaram a formação de novas sentenças. Os resultados apresentaram uma variabilidade comportamental entre 60% a 80%. Os três participantes foram capazes de selecionar as palavras nas ordens programadas, apesar do controle por determinadas letras ou sílabas ter ocorrido. A utilização do CRMTS para a construção de sentenças foi efetiva.

Palavras-chave : Controle de estímulos; equivalência de estímulos; sentenças; surdez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License