SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Educación para aplicación de ensayos discretos a los cuidadores de niños diagnosticados con autismoUn enfoque conductual para la descripción de las competencias en una institución pública federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

GRIS, Gabriele  y  SOUZA, Silvia Regina de. Jogos educativos digitais e modelo de rede de relações: desenvolvimento e avaliação do protótipo físico do jogo Korsan. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp. 114-132. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.003.

O presente estudo teve por objetivos: (a) descrever, com base nos princípios da Análise do Comportamento e do design iterativo, o procedimento de desenvolvimento de uma versão de um protótipo físico do jogo educativo digital Korsan; e (b) avaliar a usabilidade e o engajamento promovidos pelo jogo. Secundariamente pretendeu-se avaliar o ensino e o teste de relações condicionais matemáticas apresentadas pelo jogo e seu efeito sobre a resolução de problemas de adição e subtração. Participou uma criança de 6 anos de idade. Foram ensinadas e testadas, por meio de jogos de dominó adaptados, relações condicionais com números, conjuntos de pontos e problemas de adição e subtração com algarismos e na forma de balança com incógnitas nas posições a, b e c. Usabilidade e engajamento foram avaliados pelo registro categorizado de comportamentos do participante nas sessões. Observou-se melhora no desempenho do participante na resolução de problemas de adição com incógnita na posição b e de subtração com incógnita na posição a. Observou-se manutenção do engajamento do participante e necessidade de ajustes para melhorar a usabilidade na versão digital do jogo. Futuras pesquisas poderiam fazer os ajustes sugeridos e investigar os efeitos do jogo sobre a resolução de problemas de indivíduos com baixo desempenho inicial.

Palabras clave : jogos; rede de relações; Matemática; dominó.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License