SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Comparing the effect of simultaneous and delayed constructed-response training on sentence reading and productionB. F. Skinner and Simone de Beauvoir: "womankind" in the light of the model of selection by consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

RAFIHI-FERREIRA, Renatha; SANTOS, Deivid Regis dos; ALCKMIN-CARVALHO, Felipe  and  SOARES, Maria Rita Zoega. Clínica Analítico-Comportamental no Brasil: Histórico, Treinamento e Supervisão. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 183-196. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.001.

RESUMO O Brasil é um dos países que mais se destaca na formação clínica de analistas do comportamento. No presente estudo é apresentado um breve histórico da terapia analítico-comportamental, com seu surgimento e evolução da área no Brasil, incluindo as terapias de modificação do comportamento, com base filosófica no Behaviorismo Metodológico, até as Terapias de Terceira Onda, fundamentadas no Behaviorismo Radical. Ressalta-se a importância de habilidades do terapeuta ao atendimento clínico, com a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento de vínculo genuíno e positivo com o cliente, observação, identificação, descrição de como operacionalizar e analisar funcionalmente os comportamentos problema. São apresentadas considerações sobre a relação supervisor-supervisionando e sobre o papel do supervisor na aquisição de repertórios básicos na formação do clínico iniciante. Por fim, são descritos recursos que podem ser utilizados pelo supervisor para facilitar o desenvolvimento de habilidades em seus supervisionandos, como o ponto de escuta eletrônico, a observação direta a partir de salas com espelho unidirecional e as gravações de áudio e vídeo. Espera-se que esse artigo seja útil para práticos da clínica analítico-comportamental e sirva também como recurso didático para professores das disciplinas de Análise do Comportamento na graduação de universidades brasileiras.

Keywords : psicologia clínica; análise do comportamento; terapia comportamental; treinamento e supervisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License