SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Training intimacy behaviors for therapists in the process of training Functional Analytic PsychotherapyEffects of successive and concomitant training upon the interconnection of dig and climbing repertoires in Rattus norvegicus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

GREBOGGY, Fernanda Ban  and  SILVEIRA, Jocelaine Martins da. Relato de Terapeutas sobre o Impacto da Autorrevelação. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 229-242. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.018.

O presente projeto se propôs a investigar o uso da autorrevelação por terapeutas estudantes de psicologia, em treino em uma universidade pública paranaense, e como esse uso é experienciado. O método utilizado consistiu em aplicar questionários a (N =11) terapeutas em treino solicitando-os a relatar o uso da autorrevelação e o impacto dela na interação terapêutica. Criou-se, para isto, um questionário que foi entregue a cada participante uma vez por semana, durante seis semanas. Os dados coletados foram analisados pela categorização e verificação de possíveis relações entre o uso de autorrevelações e categorias relacionadas ao nível de conforto do terapeuta participante. Os resultados indicam que em 47,6% dos protocolos preenchidos, o terapeuta relatou o uso de uma autorrevelação, e que este uso se deu visando a melhora do cliente e fortalecimento da relação terapêutica. Também foi observada uma porcentagem de 81,25% de relatos de satisfação em relação às autorrevelações. Foi observado ainda o relato de fortalecimento na relação terapêutica relacionado ao uso de autorrevelações. Discutiu-se que o uso de autorrevelações pelos terapeutas participantes deste estudo tem suporte da literatura, assim como a relação entre o modo como o terapeuta o experiencia e sua percepção sobre o impacto no cliente.

Keywords : autorrevelação; psicoterapia analítico-funcional; terapia analítico-comportamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License