SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Treino de comportamentos de intimidade para terapeutas em processo de formação em Psicoterapia Analítica FuncionalEfeitos de treinos sucessivo e concomitante sobre a recombinação de repertórios de cavar e escalar em Rattus norvegicus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

GREBOGGY, Fernanda Ban  e  SILVEIRA, Jocelaine Martins da. Relato de Terapeutas sobre o Impacto da Autorrevelação. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 229-242. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.018.

O presente projeto se propôs a investigar o uso da autorrevelação por terapeutas estudantes de psicologia, em treino em uma universidade pública paranaense, e como esse uso é experienciado. O método utilizado consistiu em aplicar questionários a (N =11) terapeutas em treino solicitando-os a relatar o uso da autorrevelação e o impacto dela na interação terapêutica. Criou-se, para isto, um questionário que foi entregue a cada participante uma vez por semana, durante seis semanas. Os dados coletados foram analisados pela categorização e verificação de possíveis relações entre o uso de autorrevelações e categorias relacionadas ao nível de conforto do terapeuta participante. Os resultados indicam que em 47,6% dos protocolos preenchidos, o terapeuta relatou o uso de uma autorrevelação, e que este uso se deu visando a melhora do cliente e fortalecimento da relação terapêutica. Também foi observada uma porcentagem de 81,25% de relatos de satisfação em relação às autorrevelações. Foi observado ainda o relato de fortalecimento na relação terapêutica relacionado ao uso de autorrevelações. Discutiu-se que o uso de autorrevelações pelos terapeutas participantes deste estudo tem suporte da literatura, assim como a relação entre o modo como o terapeuta o experiencia e sua percepção sobre o impacto no cliente.

Palavras-chave : autorrevelação; psicoterapia analítico-funcional; terapia analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License