SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Accuracy of speech in naming pictures after formation of equivalence classes in chindren with cochlear implantEmergence of equivalence relations following simultaneous simple discrimination training with compound stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

ANGELO, Henrique Valle Belo Ribeiro  and  BISSOLI, Enzo Banti. Uma proposta de diálogo entre a Psicologia Social de Silvia Lane e a Análise do Comportamento. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 288-302. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.008.

Esse ensaio discute possibilidades de diálogo entre a Psicologia Social de Silvia Lane e a Análise do Comportamento. O diálogo terá três eixos centrais: a delimitação de um objeto de estudo, a noção de transformação social e o método de estudo. A partir desses eixos serão abordados pressupostos da Psicologia Social de Lane, bem como a influência do pensamento skinneriano sobre o pensamento de Lane, além disso, serão apontadas e debatidas algumas críticas da autora sobre a Análise do Comportamento de Skinner. Duas propostas de transformação social encontradas na Análise do Comportamento foram discutidas ao lado das propostas de Lane. O método de estudo também é discutido e a pesquisa-ação proposta por Lane é apresentada ao lado de métodos que a Análise do Comportamento tem utilizado para estudar fenenômenos sociais.

Keywords : Silvia Lane; Transformação social; Fenômenos Sociais; Psicologia Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License