SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Precisión del habla en el nombramiento de imágenes después de formación de clases de equivalência en niños con implantes coclearesRelacciones de equivalencia estabelecidas por un entreinamiento de discriminaciones simultaneas com estimulos compostos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

ANGELO, Henrique Valle Belo Ribeiro  y  BISSOLI, Enzo Banti. Uma proposta de diálogo entre a Psicologia Social de Silvia Lane e a Análise do Comportamento. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.2, pp. 288-302. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.008.

Esse ensaio discute possibilidades de diálogo entre a Psicologia Social de Silvia Lane e a Análise do Comportamento. O diálogo terá três eixos centrais: a delimitação de um objeto de estudo, a noção de transformação social e o método de estudo. A partir desses eixos serão abordados pressupostos da Psicologia Social de Lane, bem como a influência do pensamento skinneriano sobre o pensamento de Lane, além disso, serão apontadas e debatidas algumas críticas da autora sobre a Análise do Comportamento de Skinner. Duas propostas de transformação social encontradas na Análise do Comportamento foram discutidas ao lado das propostas de Lane. O método de estudo também é discutido e a pesquisa-ação proposta por Lane é apresentada ao lado de métodos que a Análise do Comportamento tem utilizado para estudar fenenômenos sociais.

Palabras clave : Silvia Lane; Transformação social; Fenômenos Sociais; Psicologia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License