SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1El análisis secuencial de la conducta del terapeuta en la psicoterapia con los estudiantes universitarios con trastorno de ansiedad socialsEl uso de Constructed Response Matching to Sample: una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

BORGES, Nicodemos; GONCALVES, Camila Quintella  y  PINTO, Rute Brasil. Aplicação do Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos em sessões de coaching. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 32-46. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/pac.2016.029.

O coaching é um processo de intervenção voltado para o desenvolvimento de repertório cuja demanda tem aumentado nos últimos anos. Apesar deste aumento, são poucas as pesquisas que investigam o coaching, sendo ainda mais raras investigações focadas em estudos de processo. Dado esse cenário, lançou-se mão de um método utilizado para investigar processos clínicos para investigar um processo de coaching, pois, assim como a psicoterapia, o coaching também é uma modalidade de intervenção que ocorre em um sistema de parceria profissional-cliente. A presente pesquisa investigou comportamentos verbais vocais que ocorreram na interação entre coach e coachee num processo de coaching. Para isso, utilizou-se o Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. Os resultados obtidos indicam que os tipos de comportamentos do coach mais comuns são Informação, Solicitação de relatos e Solicitação de reflexões; enquanto que os do cliente são Relato e Estabelecimento de relação. Além disso, quando comparados a resultados de pesquisas a respeito de psicoterapia, parece haver diferença, sendo que nesta última modalidade de intervenção parece haver maior incidência de comportamentos de Interpretação e Empatia que em processos de coaching. Os resultados sugerem também que processos de coaching parecem direcionados para que o coachee adquira auto-observação, autoanálise e autocontrole.

Palabras clave : Processo de coaching; Análise do Comportamento; Psicologia do Coaching; Sistema de categorização de comportamentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License