SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Acompanhamento Terapêutico e Análise do Comportamento: Avanços e problemáticas nas definições deste fazerDesconstruindo as diferentes terapias psicológicas como atividades em um contexto: Quais são os objetivos e o que os terapeutas realmente fazem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

NEVES, Anderson Jonas das. Uma interpretação analítico-comportamental de aspectos culturais e simbólicos da fogueira de São João. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 079-096. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.035.

As festas juninas são comemorações populares que foram historicamente relacionadas à fecundidade da terra, às práticas agrárias e ao culto a São João Batista. Um dos elementos mais distintivos dessas festividades é a fogueira de São João. Investigações em Sociologia, Antropologia e Folclore têm esclarecido as origens da fogueira na noite de São João e as relações dessa com as práticas de alguns povos. O presente artigo propõe que a fogueira junina pode ser tratada historicamente como uma prática cultural e um símbolo (ou uma rede relacional simbólica) e, como tal, ser passível de uma análise comportamental. Por meio da seleção de estudos sobre o tema, foi feito um levantamento histórico e buscou-se identificar e analisar algumas contingências e relações simbólicas que perpassaram a fogueira junina. A análise de alguns eventos históricos permite especular que, da chama pagã nos rituais de fertilidade ao fogo cristão de São João, as funções e as redes relacionais simbólicas da fogueira mudaram e configuraram recursos para o controle do comportamento dos indivíduos. Esse trabalho explora algumas possibilidades de interpretação analítico-comportamental da fogueira junina e sugere uma interface da Análise do Comportamento com as ciências humanas para estudar as práticas populares.

Palavras-chave : festas juninas; fogueira de São João; análise do comportamento; prática cultural; redes simbólicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License