SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Uma interpretação analítico-comportamental de aspectos culturais e simbólicos da fogueira de São JoãoMétodo Reno: uma proposta para análise comportamental do discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

GUERIN, Bernard. Desconstruindo as diferentes terapias psicológicas como atividades em um contexto: Quais são os objetivos e o que os terapeutas realmente fazem?. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 097-119. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.040.

Foram analisadas as descrições de dezenove terapias psicológicas de diferentes abordagens para extrair quais eram os seus objetivos e atividades. As descrições foram coletadas de relatos de primeira e segunda mão e de gravações em vídeo (DVD). Sem as teorias e os jargões as aparentemente diferentes terapias convergem, e os seus objetivos e atividades podem ser analisados dentro destes cinco grupos funcionais: estabelecer uma relação com um estranho; resolver pequenos conflitos da vida de formas que podem ser feitas em um contexto clínico; o terapeuta atuando como audiência para treinar novos comportamentos; pedindo para que os clientes falem sobre os seus problemas; e o terapeuta atuando como audiência para modelar o discursos do paciente para que a mudança atinja um número maior de situações da vida. Essas funções da terapia surgiram no contexto histórico e sociológico do final dos anos 1800, quando grandes mudanças começaram a acontecer na vida das pessoas na modernidade ocidental levando ao aumento de relações entre estranhos ou de relações sociais contratuais dentro do capitalismo e do neoliberalismo. Por exemplo, muito do processo psicoterápico é determinado pelo contexto clínico (neoliberal), como o fato de o terapeuta normalmente ficar na clínica interagindo com os clientes apenas por um curto período de tempo, e atendendo uma pessoa com a qual tem apenas uma relação contratual. Isso também sugere que essas características provavelmente levaram a ênfase atual das psicoterapias na modelação do comportamento verbal (terapias cognitivas) por meio do terapeuta fazendo o papel de audiência. Uma comparação com as atividades do Serviço Social mostrou que existem uma grande sobreposição de tarefas, mas o Serviço Social tem mais ações fora da relação contratual e se envolve muito mais com o mundo dos clientes.

Palavras-chave : desconstrucão; terapia psicológica; serviço social; psicologia clínica; psicoterapias; psiquiatria; comportamento verbal; terapia cognitive; história da psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License