SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Desconstruindo as diferentes terapias psicológicas como atividades em um contexto: Quais são os objetivos e o que os terapeutas realmente fazem?Introdução da Análise do Comportamento no Brasil: a Cadeira de Psicologia de Rio Claro (1962-1963) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

XAVIER, Giovanna Silveira; ESPINDOLA, Priscila Sampaio; CORDOVA, Lucas Ferraz  e  SILVA, Nayla Nara Ferreira Mota da. Método Reno: uma proposta para análise comportamental do discurso. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 120-134. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.037.

Em 1957, Skinner publicou a obra "O Comportamento Verbal", na qual aplicou os pressupostos do behaviorismo radical para uma explicação da relação verbal entre falante e ouvinte, dando ênfase especial na descrição do comportamento do falante. Desde então, tais premissas têm sido sistematicamente aplicadas à análise comportamental do discurso (ACD) e alguns importantes estudos têm se desenvolvido na área. O presente artigo tem por objetivo apresentar, didaticamente, o método de análise do discurso desenvolvido por Willard Day Jr. (1926-1989) e seus alunos, na Universidade de Nevada, no final da década de 1970. Para isso, propõe-se uma junção concisa, atualizada e prática de fases para a realização desse método. O Método Reno, como ficou conhecido, busca inter-relacionar, sob influência do movimento hermenêutico, o método experimental ao método interpretativo e tem se mostrado eficaz e interessante para a análise de relações verbais.

Palavras-chave : Método Reno; comportamento verbal; análise comportamental do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License