SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The Reno Method: a proposal for the behavioral analysis of discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

CANDIDO, Gabriel Vieira. Introdução da Análise do Comportamento no Brasil: a Cadeira de Psicologia de Rio Claro (1962-1963). Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.1, pp. 135-143. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.027.

O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição da Cadeira de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Rio Claro para a introdução da Análise do Comportamento no Brasil. Pretende-se discutir algumas atividades relacionadas a este campo em curso de formação de professores entre 1962 e 1963, período em que Carolina Martuscelli Bori coordenou a Cadeira de Psicologia nesta Faculdade. De acordo com a literatura, importantes contribuições para a recepção e difusão do conhecimento em Análise do Comportamento ocorreram na Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília. Entretanto, um curso sobre Análise do Comportamento, com laboratório, e pesquisas ocorreu em Rio Claro, entre 1962 e 1963, onde Carolina Bori teve Geraldina Witter, Isaias Pessotti e Nilce Mejias como seus assistentes. Para atingir o objetivo deste artigo, foram usados documentos primários como artigos, fotos e cartas, além de entrevistas.

Keywords : análise experimental do comportamento; história da análise do comportamento; institucionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License