SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Descrição e análise de prescrições comportamentais em legislações referentes ao planejamento urbano brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

COUTO, Aline Guimarães  e  DITTRICH, Alexandre. Feminismo e análise do comportamento: caminhos para o diálogo. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 147-158. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.047.

O feminismo, como teoria política e movimento social, tem mantido diálogos produtivos com as ciências, influenciando revisões críticas e novas formas de analisar o comportamento humano inclusive na psicologia. Tal influência, contudo, não se observa de forma consistente na produção analítico-comportamental, que conta apenas com publicações esparsas a respeito da superação de desigualdades de gênero. Este trabalho se dedica a revisar brevemente produções sobre feminismo em periódicos analítico-comportamentais, bem como tecer considerações a respeito das aproximações teórico-práticas já apontadas por essas produções, buscando contribuir com o avanço da análise do comportamento nos estudos das mulheres.

Palavras-chave : feminismo; estudos das mulheres; estudos feministas; questões de gênero; movimentos sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License