SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2What motivate us: a critical review of the book Payoff: The Hidden Logic That Shapes Our MotivationsSocial contingencies that hinder college teacher's engagement in quality relationships with their students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

TAMURA, Thais Tiemi  and  LAURENTI, Carolina. Felicidade e prazer: Um diálogo entre Epicuro e Skinner. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 186-199. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.050.

A discussão da felicidade e do prazer ocupou um papel central na filosofia de Epicuro. Para o filósofo, o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. B. F. Skinner também discorre a respeito da questão da felicidade e do prazer. Contudo, argumenta que, mesmo com a abundância de eventos prazerosos na sociedade ocidental, as pessoas estão infelizes. Apesar dessa e de outras diferenças, este texto discute alguns pontos de aproximação entre as filosofias de Epicuro e de Skinner. Com isso, mostra não apenas que uma acepção comportamentalista radical da felicidade poderia ser esclarecida pela filosofia epicurista, mas também lança luz sobre o desafio contemporâneo de conciliar o desfrute da vida e a sobrevivência das culturas.

Keywords : antiplatonismo; hedonismo; comportamentalismo radical; felicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License