SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O que nos motiva: uma resenha crítica do livro Payoff: The Hidden Logic That Shapes Our MotivationsContingências sociais que dificultam o engajamento do professor universitário em relações de qualidade com seus alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

TAMURA, Thais Tiemi  e  LAURENTI, Carolina. Felicidade e prazer: Um diálogo entre Epicuro e Skinner. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 186-199. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.050.

A discussão da felicidade e do prazer ocupou um papel central na filosofia de Epicuro. Para o filósofo, o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. B. F. Skinner também discorre a respeito da questão da felicidade e do prazer. Contudo, argumenta que, mesmo com a abundância de eventos prazerosos na sociedade ocidental, as pessoas estão infelizes. Apesar dessa e de outras diferenças, este texto discute alguns pontos de aproximação entre as filosofias de Epicuro e de Skinner. Com isso, mostra não apenas que uma acepção comportamentalista radical da felicidade poderia ser esclarecida pela filosofia epicurista, mas também lança luz sobre o desafio contemporâneo de conciliar o desfrute da vida e a sobrevivência das culturas.

Palavras-chave : antiplatonismo; hedonismo; comportamentalismo radical; felicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License