SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2A survey on the use of games in Applied Behavior AnalysisSocial skills and Coping in patients awaiting liver and kidney transplant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Perspectivas em análise do comportamento

On-line version ISSN 2177-3548

Abstract

VERSOZA-CARVALHAL, Cassiana Stersa; MELO, Camila Muchon de  and  SILVA, Silvia Aparecida Fornazari da. Formação de professores para inclusão: histórias pessoal, profissional e acadêmica. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 226-243. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.036.

O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo do relato verbal de professoras que atuam com alunos incluídos, buscando investigar a importância da história pessoal, da história profissional e da formação acadêmica para o desenvolvimento de comportamentos favoráveis ou não à inclusão. Foi realizada uma entrevista com oito professoras da rede regular de ensino do município de Londrina que tinham alunos incluídos em suas salas de aula, investigou-se aspectos de sua vida pessoal, profissional e de formação acadêmica relacionados à educação especial inclusiva, bem como sobre sua atuação e opinião diante da inclusão. Os aspectos identificados como mais relevantes para o preparo adequado de professores para atuarem com educação inclusiva foram a experiência profissional e a vivência prática da educação especial.

Keywords : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Análise do Comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License