SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Levantamento sobre a utilização de jogos na Análise do Comportamento AplicadaHabilidades sociais e Coping em pacientes à espera do transplante de fígado e rim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

VERSOZA-CARVALHAL, Cassiana Stersa; MELO, Camila Muchon de  e  SILVA, Silvia Aparecida Fornazari da. Formação de professores para inclusão: histórias pessoal, profissional e acadêmica. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 226-243. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.036.

O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo do relato verbal de professoras que atuam com alunos incluídos, buscando investigar a importância da história pessoal, da história profissional e da formação acadêmica para o desenvolvimento de comportamentos favoráveis ou não à inclusão. Foi realizada uma entrevista com oito professoras da rede regular de ensino do município de Londrina que tinham alunos incluídos em suas salas de aula, investigou-se aspectos de sua vida pessoal, profissional e de formação acadêmica relacionados à educação especial inclusiva, bem como sobre sua atuação e opinião diante da inclusão. Os aspectos identificados como mais relevantes para o preparo adequado de professores para atuarem com educação inclusiva foram a experiência profissional e a vivência prática da educação especial.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License