SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Entraniamento de docentes para la inclusión: historias personales, profesionales e académicasCosto de la respuesta: ¿Cómo se ha definido y estudiado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Perspectivas em análise do comportamento

versión On-line ISSN 2177-3548

Resumen

COSSALTER, Larissa Beatriz; ANGOTTI, Michelle  y  CIPPOLA, Nathália Sabaine. Habilidades sociais e Coping em pacientes à espera do transplante de fígado e rim. Perspectivas [online]. 2017, vol.8, n.2, pp. 244-257. ISSN 2177-3548.  http://dx.doi.org/10.18761/PAC.2016.044.

Coping é uma resposta cujo objetivo é aumentar, criar ou manter a percepção de controle pessoal frente a uma situação de estresse e um bom repertório social é uma das maneiras de aumentar reforçadores, pois o sujeito é capaz de resolver problemas imediatos e diminui os futuros, respeitando a si e o outro. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais e o Coping de indivíduos que se encontravam na lista de espera do transplante de fígado e rim. Participaram quarenta indivíduos de um hospital público, com idades entre 22 e 68 anos que responderam a dois inventários que avaliavam essas duas variáveis. Os resultados mostraram correlação positiva e baixa entre os dois repertórios. Muitos dos participantes possuíam repertório social ruim, com indicação para treino de habilidades sociais. O aumento do repertório social poderia auxiliar no enfrentamento de doenças crônicas, facilitando o engajamento dos pacientes no tratamento.

Palabras clave : coping; habilidades sociais; transplante de fígado; transplante renal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License