SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Sobre el filo de la navajaDireito penal do inimigo: quando Jakobs se aproxima de Hobbes e Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista EPOS

On-line version ISSN 2178-700X

Abstract

MENEGAT, Marildo. O giro dos ponteiros do relógio no pulso de um morto. Rev. Epos [online]. 2011, vol.2, n.1, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

Partindo do fato de que a crítica da economia política é ao mesmo tempo uma superação da filosofia e a fundação de uma teoria crítica do capitalismo, o autor apresenta uma leitura da sociedade atual cujo pressuposto é que o capitalismo como processo civilizador - tomando-o na definição neutra de Norbert Elias - chegou ao seu fim. A dissolução passiva desta forma social fetichista se realiza como barbárie, que já era um elemento atuante no processo civilizador, porém agora ela passa a ser dominante. Os fundamentos da dialética do esclarecimento são encontrados na própria exposição que Karl Marx fez do conceito de capital, demonstrando com isso que a formulação de Adorno Horkheimer não deve ser estranha a uma critica da economia política da barbárie.

Keywords : crítica da economia política da barbárie; fetichismo; processo civilizador; fim do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License