SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A psicanálise e o dispositivo diferença sexualTransexualismo: uma questão do nosso tempo e para o nosso tempo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista EPOS

versión On-line ISSN 2178-700X

Resumen

OLIVEIRA, Cristiane. A emergência histórica da sexualidade infantil no Brasil. Rev. Epos [online]. 2011, vol.2, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

Este trabalho pretende analisar os saberes médicos e psicológicos que fabricaram a noção de sexualidade infantil no Brasil da primeira metade do século XX. A partir da visibilidade higiênica que a medicina dará a infância no século XIX, problematiza especificamente o interesse pelo tema da masturbação, que articula simultaneamente a família, centrada na figura da mãe, e a escola, na convocação de zelar pela criança. Analisa a campanha de educação sexual, cuja pretensão de instituir uma sciencia sexual no Brasil, de legitimidade controversa, tinha como horizonte viabilizar uma profilaxia sexual que mitigasse a produção da criminalidade, das perversões sexuais e das doenças nervosas, bem como os desajustes familiares, a partir da fabricação de um novo objeto, qual seja, a sexualidade infantil, no qual incidirá uma nova pedagogia. Um dos substratos teóricos desse projeto consistia numa apropriação higiênica das ideias freudianas acerca do desenvolvimento psicossexual. Os médicos brasileiros, ao se apropriarem das ideias psicanalíticas, visavam a dois objetivos: de um lado, estancar o que se considerava a produção maciça de degenerados, cujo núcleo etiológico seria sexual; de outro, constituir indivíduos plenamente adaptados, capazes de renunciar aos imperativos de satisfação do desejo sexual para construir uma nação brasileira eugênica e higienicamente viável.

Palabras clave : sexualidade infantil; saberes médicos e psicológicos; recepção das ideias freudianas no Brasil; educação sexual; higiene mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License