SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Freud como pensador do político: sobre a igualdade impossível entre os homensOs arquétipos do pensamento Kantiano na metapsicologia de Freud e a sua ruptura por Winnicott: o resgate da capacidade criativa do indivíduo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

ARAUJO, Raflésia Rodrigues  e  COSTA, Raul Max Lucas da. Subjetividade e política sobre drogas: considerações psicanalíticas. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

Este estudo teve como objetivo analisar as políticas públicas e a visão psicanalítica acerca da dependência química. A pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a dependência química. Utilizou-se o referencial teórico baseado em leis brasileiras e na vertente psicanalítica. As políticas públicas priorizam a redução de danos e o usuário acaba sendo visto como um doente ou marginal. Já a psicanálise pode propor ao toxicômano o encontro com a sua restauração subjetiva e mediante a fala o mesmo pode obter uma implicação subjetiva interligando-a a sua história de vida. Através da pesquisa realizada, permite-se afirmar que a política brasileira foca seu olhar na droga e não no sujeito, evidenciando o estigma ao usuário de drogas; já a psicanálise percebe o sujeito que usa a droga como uma forma de vivenciar o mal-estar, o excesso próprio da cultura contemporânea, percebendo que é preciso ouvir o que o toxicômano tem a dizer sem estigmatizá-lo.

Palavras-chave : dependência química; políticas públicas; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )