SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Subjetividade e política sobre drogas: considerações psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

SILVEIRA, Helena Colodetti G.. Os arquétipos do pensamento Kantiano na metapsicologia de Freud e a sua ruptura por Winnicott: o resgate da capacidade criativa do indivíduo. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

O ensaio tem como objetivo apontar a continuidade dos avatares epistemológicos da modernidade nas formulações freudianas acerca da metapsicologia. A preocupação de Freud em inscrever a psicanálise no rol das ciências acarretou para sua teoria compromissos com uma matriz kantiana: redução do aparelho psíquico à analogia do homem-máquina; determinação causal das condutas e inescapabilidade do sujeito a certo destino trágico. Winnicot, ao seu turno, tem o importante papel de contraste à ortodoxia freudiana, na medida em que reintroduz no interior da constituição do psiquismo as especificidades das experiências históricas, bem como sua relação dinâmica com o ambiente, que também é protagonista no processo de formação do ego. Para ele, no cerne dos processos de individuação está a capacidade desta singularidade emergente de fazer escolhas, de exercer sua capacidade criativa, enfim, de ser livre, a partir de uma condição natural vital que não lhe chega de fora, opressora, mas que oferece ao sujeito a possibilidade de se constituir na história, com e pela natureza.

Palavras-chave : modernidade; epistemologia; Kant; metapsicologia; Freud; Winnicot.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )