SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2A psicanálise e o cuidado de si: entre a sujeição e a liberdadeViolência, vulnerabilidade e risco na política nacional de atenção integral à saúde do homem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista EPOS

On-line version ISSN 2178-700X

Abstract

FORTES, Isabel. A anatomia fantasmática: o lugar do corpo em psicanálise. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

O artigo apresenta uma cartografia conceitual sobre o lugar do corpo em psicanálise a partir da ideia de que este é constituído por uma anatomia fantasmática. O corpo histérico promove uma ruptura com a anatomia clínica, expressando-se por um mapeamento original que segue uma lógica distinta da anatômica, ligada ao desejo e aos mistérios do inconsciente. Apresenta-se o corpo erógeno sustentando-se muito mais nas partes do que se constituindo como uma unificação. Ao mesmo tempo que é herdeiro da dissecação dos cadáveres, distancia-se do corpo-cadáver da medicina moderna. Desenvolve-se a importância da angústia hipocondríaca e da dor para a assunção do corpo próprio e a maneira pela qual se entende a dimensão do órgão em psicanálise. Por último, apresenta-se o tema do excesso pulsional como elemento conceitual relevante para compor esta cartografia.

Keywords : psicanálise; corpo; dissecação de cadáveres; hipocondria; excesso pulsional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )