SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A anatomia fantasmática: o lugar do corpo em psicanáliseUma cidade-internação e suas multipli(cidades): encontros com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

MULLER, Rita Flores. Violência, vulnerabilidade e risco na política nacional de atenção integral à saúde do homem. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

O objetivo do artigo é refletir sobre o processo de medicalização da população masculina brasileira, a partir de uma análise do discurso da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem lançada em 2009 pelo Ministério da Saúde. Neste processo de medicalização de classes populares, esta iniciativa governamental enuncia-se na afirmação do problema que ela própria evidencia, a saber, a de que a política reconhece que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública. Há neste reconhecimento a existência de um corpo masculino constituído na veracidade do problema de saúde que ele próprio dá a ver ao desterritorializar-se dos alcances do poder que o constituem. Um corpo masculino visível em seu caráter de fragilidade, vulnerabilidade e risco social que tem sido a potência de uma engenhosa maquinaria de fazer cuidar para o homem viver.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )