SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Violência, vulnerabilidade e risco na política nacional de atenção integral à saúde do homem"Liderança muito perigosa": relatos de líderes comunitários vítimas da violência urbana no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

ARAGAO, Elizabeth Maria Andrade; MARGOTTO, Lilian Rose  e  BATISTA, Ruth. Uma cidade-internação e suas multipli(cidades): encontros com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Rev. Epos [online]. 2012, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 2178-700X.

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Unidade de Internação Socioeducativa (UNIS), situada no município de Cariacica, ES, Brasil, no período entre 2010 e 2011. Foram parceiros, seis adolescentes privados de liberdade com idade entre 18 e 21 anos. A pesquisa foi tecida em ato, ou seja, paralelamente à atuação técnica de umas das autoras na referida unidade com a autorização formal da instituição e dos adolescentes. Em meio às exigências do trabalho, buscou-se nos encontros com adolescentes movimentos de potência de vida neste contexto. Nesses encontros foi utilizado um roteiro semiestruturado que permitiu a organização posterior dos relatos em blocos temáticos por meio da técnica/ferramenta das narrativas. Neste artigo destacar-se-á a Unidade de Internação - a partir da noção de cidade, por analisá-la como uma máquina produtora de sentidos. Uma cidade-internação, onde os espaços cotidianos foram discutidos como produtores de subjetividades, de relações de forças/poder, de estratégias e táticas, de trocas, de resistências e de capturas. As análises aconteceram no entrelaçamento dos fragmentos das narrativas dos sujeitos e da experimentação que efetivou a pesquisa, tecidas com os fios teóricos que foram sendo desenrolados no próprio campo em questão.

Palavras-chave : cidade-internação; produção de subjetividade; medida socioeducativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )